No dia 5 de junho de 2011, fomos fazer a trilha da Pedra Grande em Atibaia-SP.

“O maciço da Pedra Grande, também conhecido como Pedra Grande de Atibaia, é uma montanha de 1418m de altitude, localizada na Serra do Itapetinga”
Fonte da frase acima Wikipedia

Se pretende ingressar nas trilhas de montanha e não possui qualquer experiência, essa é uma trilha que serve como uma aula prática.

Como Chegar?
Clique em More Options no Mapa para abri-lo na tela

Vídeo resumo:

Fomos em oito pessoas, Rogério, Edmar, Rodrigo (eu), Sarah, Danilo, Alessandro, Andrew e Krishna que foi como nosso guia.

Marcamos o ponto de encontro no Graal que fica entre Mairiporã e Atibaia.

Iniciamos a trilha por volta de 11h10, o dia estava ensolarado e a temperatura estava agradável. No caminho, conforme íamos subindo era possível ver a cadeia de picos ao redor, dentre as estas, a Serra do Lopo em MG e o Pico do Jaraguá em São paulo.
Também víamos pessoas tendo aula de paraglider no campo de pouso, além da paisagem local que era muito bela dividindo espaço entre rochas e vegetação.
A trilha não apresenta grandes dificuldades, apenas alguns trechos que exige um pouco de esforço físico. Se você é uma pessoa que está iniciando na vida de trilheiro, irá adorar a caminhada desde que tenha força de vontade e não tenha medo de altura.

Chegamos em nosso destino às 13h20, comemos um lanche e alguns de nós subiram outra pedra no local que parece que foi partida de alguma forma.
Lá em cima, haviam várias outras pessoas, muitas foram de carro pela estrada de terra que leva até a pedra, outras vieram pela trilha como nós e algumas chegaram lá a pé pela mesma estrada dos carros.
Também haviam alguns trilheiros de moto no local, pois a estrada de terra oferece uma boa diversão na subida e a Pedra é um ótimo local para rodar com sua moto.
Iniciamos nossa descida por volta de 15h e pudemos vislumbrar o pôr do sol na fase final da trilha de volta.

É sempre muito bom se sentir próximo da natureza, porém algo que nos deixou triste nessa trilha, foi ver vários focos de queimada pela região de Atibaia, além da população crescente ao redor da Pedra através de condomínios de luxo e a faixa de poluição no ar que paira sobre São Paulo.

Algumas fotos

+ Fotos deste dia aqui


Avatar

Rodrigo Hortenciano

Designer gráfico, com MBA em Marketing, atuando atualmente com como analista de mídias sociais. Sempre que possível gosto de fazer uma trilha, acampar, ou viajar para algum lugar longe da muvuca e geralmente gastando bem pouco ;)

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *