O Pico Caratuva é a 2ª montanha mais alta da região Sul do Brasil com 1860m de altitude,  localiza-se no Paraná e assim como o Pico Paraná e Itapiroca, seu acesso é feito pela Fazenda Pico Paraná.

Caso você esteja se perguntando “O que quer dizer caratuva?”

A Caratuva (Nastus Barbatus), também é chamada de taquara, termo de origem tupi que escreve-se ta’kwar. Caratuva quer dizer “muitos espinhos” e é uma planta típica da região, assemelha-se a uma mistura de pinheiro com bambu, com cerca de 1,20m de altura.

O Pico Caratuva leva esse nome por ter esse tipo de vegetação em extrema abundância.

Como chegar à fazenda Pico Paraná?

Se está saindo de São Paulo, segue-se pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116),  após passar a ponte sobre a Represa do Capivari (+/- 5,5km) chega-se ao autoposto Tio Doca. Deve-se pegar o primeiro retorno, logo após o posto, ao lado esquerdo da pista.

Seguindo adiante por mais 1,8 km, chega-se na ponte sobre o Rio Tucum (km 46). Exatamente na cabeceira desta ponte, antes de cruzá-la, entrar numa estrada de saibro, ao lado direito. Segue-se por esta estrada aproximadamente 5,5 km, até a Fazenda Pico Paraná. Nesta estrada há algumas bifurcações. A direção correta está indicada por placas com o escrito “FAZENDA PICO PARANÁ”.

Essa e outras informações sobre a fazenda, você encontra em seu
site

O álbum de fotos completo, você confere acessando nosso flickr

Saímos cedinho de São Paulo no dia 28 de abril de 2012 em direção à fazenda Pico Paraná.

Desta vez, fomos em três sendo estes Rosana, Daniel e eu e tínhamos a intenção de ir ao Pico Paraná.

A 1ª noite na fazenda Pico Paraná foi de chuva e vento, o que ocasionou um problema com a barraca do Daniel, que teve de ser migrada para baixo da cobertura do rancho do Dilson (proprietário da fazenda).

No dia seguinte (29), com a incerteza de que o tempo ficaria bom, resolvemos não acampar no A2 do Pico Paraná e sim fazer uma trilha de bate e volta ao Caratuva.

No acampamento conhecemos dois caras legais, o André e o Raphael que pretendiam ir ao Pico Paraná, porém como nunca haviam feito trilha ou acampado, preferiram ir conosco ao Caratuva.

Iniciamos a subida por volta de 8h50, chegamos no cume por volta de 12h20.

No caminho, Raphael passou mal e vomitou. Talvez tenha passado mal devido ao esforço ou ao energético misturado com whiskey que havia tomado, ou talvez a soma das duas coisas rs.

Um dos tênis da Rosana também descolou a sola e parecia estar se desfazendo. Daniel consertou usando um cordão de nylon e prosseguimos.

A subida em sí, não tem erro, com pouco peso nas costas é possível fazer em menos tempo.

O clima firmou, mas permaneceu com neblina, com poucas aberturas de janela durante o percurso.

Chegando ao Caratuva, Rosana percebeu que seu outro tênis estava totalmente descolado e Daniel, mais uma vez, consertou usando cordão de nylon.

De lá do Caratuva, nos breves momentos de janela, foi possível observar parte do Morro dos Camelos e parte do A2 do Pico Paraná.

Após um almoço que fizemos lá em cima, descansamos um pouco, curtimos um pouco da paisagem quando a neblina dissipava e por volta de 14h20 iniciamos a nossa descida de volta para a fazenda.

No caminho encontramos o Geraldo (Gera), que estava subindo com um grupo de amigos, disse que a previsão confirmou que o tempo abriria e que acampariam no Caratuva para fazer ataque ao Pico Paraná (PP) no dia seguinte.

Nesse momento bateu uma certa angústia e arrependimento de não ter trazido o restante das coisas para acampar.

Lá no rancho, a esposa de Dilson estava fritando e vendendo pasteis, comemos alguns para repor as calorias perdidas rs. À noite comemos um sopão com macarrão e pedaços de calabresa.

Mesmo que não tenhamos subido ao Pico Paraná desta vez, a viagem valeu muito a pena.

Demos boas risadas com o André e Raphael, que são duas figuras, reencontramos o Geraldo e conhecemos outro Pico da região.

Rodrigo Hortenciano

Designer gráfico, com MBA em Marketing, atuando atualmente com como analista de mídias sociais. Sempre que possível gosto de fazer uma trilha, acampar, ou viajar para algum lugar longe da muvuca e geralmente gastando bem pouco ;)