No dia 5 de janeiro de 2012 Daniel, Jessica, Renan, Rosana e eu fomos ao Parque Nacional do Itatiaia.
Álbum de fotos completo no flickr
Ficamos no abrigo rebouças que oferece cama, chuveiro e fogão para o uso pelo valor de R$ 10 por dia (cheque com o parque, se os valores continuam o mesmo).
A subida ao Pico das Agulhas Negras foi realizada no dia 6 e foi tranquila. O visual é realmente bonito e fomos com os guias Marcelo Rangel e seu irmão Sérgio.
Em alguns pontos da subida, foi necessário o uso de corda.
Os guias possuem grande facilidade em se locomover pelas rochas, pois conhecem cada buraco daquelas pedras. Isso os possibilita a saltar em determinados pontos com maior confiança.
A caminhada do abrigo até o cume das Agulhas Negras levou pouco menos de 2h.
Algumas fotos
No dia seguinte, 7 de janeiro, fomos guiados pelo Marcelo para o Pico das Prateleiras.
O pico é menor, porém mais perigoso, pois é cheio de abismos pelo caminho e algumas rochas mais lisas por causa da umidade local.
Certos pontos da subida são feitos beirando o abismo do lado esquerdo. Outros trechos são passagens por cima de fendas que ao olharmos para baixo só vemos alguma pedra cerca de 20m abaixo ou mais.
O visual lá de cima das Prateleiras é muito bonito, alguns dos integrantes do grupo gostaram mais do visual deste do que das Agulhas Negras.
Para quem gosta de adrenalina em uma subida sem equipamentos, O “Prateleiras” é um prato cheio de vertiginosas paisagens pelo caminho.
O uso de corda nas Prateleiras foi preciso em apenas dois pontos, já bem próximos ao cume.
Todo o percurso desde o abrigo, levou cerca de 2h também.
Após a descida das Prateleiras, Marcelo levou o grupo até a Pedra da Tartaruga e montou um rapel para Rosana se divertir numa pedra ao lado.
O clima fica bastante frio ao cair da tarde, mesmo no verão foi preciso o uso de agasalhos.
Em breve voltaremos lá para fazer outros picos.
Algumas fotos
Vídeo resumo
Leia também:
Pedra do Altar + 5 Lagos, Morro do Couto, Agulhas Negras e Prateleiras
0 comentário